A importância da consciência cristã

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”  (Romanos 12 : 2)

Certa ocasião um aluno meu em um curso básico de teologia perguntou-me qual o verdadeiro significado deste versículo tomando por base a palavra “conformados”.

A principio lhe sugeri buscar no dicionário da língua portuguesa o significado desta palavra a partir do verbo “conformar”.

Claro, ele me agradeceu na hora, mas prosseguiu pedindo maiores explicações; afinal, ele queria entender o propósito da recomendação do apóstolo Paulo.

Importante assinalar que a carta aos Romanos leva a autoria do apóstolo Paulo e foi escrita em um momento que ele se encontrava com sua liberdade restringida. Também anotamos que  padecia de algum problema na vista, fato esse que o fez aceitar a ajuda de seu guardião Tércio para escrever esta carta (“Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.” Rom 16 : 22).

A situação da igreja em Roma naqueles dias não era muito diferente da situação da igreja do Senhor nos dias atuais, inclusive afirmo que em todo mundo, em todas as culturas. Mas voltando ao termo proposto por meu aluno, fomos ao debate para considerar alguns pontos sobre o que o apóstolo Paulo pretendia com essa palavra, digamos, com essa recomendação que por sinal tornou-se referência e característica peculiar de um povo salvo por Jesus.

Em nosso diálogo observamos a palavra – conformar; esta por sua vez tem o seguinte significado:

con.for.mar
(lat conformare) vtd 1 Configurar, dar forma, dispor: “Não há dois homens que a natureza conformasse da mesma maneira” (Morais). vtd 2 Conciliar, harmonizar, tornar conforme: Conformar opiniões. Conformava a vida com a moral cristã. vtie vpr 3 Ajustar-se, corresponder, ser conforme: A obra não conformava com a capacidade do autor. Tais costumes não se conformam com a pretensa civilização que alardeiam. vpr 4 Acomodar-se, condescender, resignar-se: “Os primeiros anos passei-os a chorar… saudoso de tudo. Conformei-me afinal” (Monteiro Lobato). Conformou-se ao parecer técnico. Convém conformar-se à(ou com avontade divina. vpr 5 Proceder de acordo: Os interessados devem conformar-se com a regulamentação. vpr 6 Identificar-se: Napoleão e Desirée conformavam-se perfeitamente.(http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues).

Evidentemente que buscando seu significado no dicionário grego temos: αγγαρεύω (aggarévo): acostumar; conformar; sobreviver 

 

Bem, enfim, chegamos o nosso propósito levar o diálogo para o ponto mais importante deste, deixar que cada um expressasse de sua maneira de entender qual o verdadeiro significado de “conformados” na palavra do apóstolo Paulo.

Obviamente chegamos à conclusão que todo salvo em Jesus não deve de forma alguma estar conformado com o proposto por este mundo. Uma vez que fomos chamados dele para servimos a Deus, se faz necessário que cada servo de Deus tenha em sua consciência esclarecido e reconhecido que outro tipo de comportamento não convém. Muito mais quando completamos nossa analise utilizando-se deste mesmo termo e um outro significado, “proceder de acordo”; “compromete-nos a consciência, nos engaja de forma sutil através de acordos e regras a ter atitudes que nos levem aquém de um cristianismo puro e santo”.

E não é que muitos em nossos dias estão dormindo este “sono” da adequação, da conformidade, da procedência?

Estamos vivendo o grande fenômeno das redes sociais ,então muitas vezes passa despercebido, mas de forma muito comprometida atitudes anticristãs, porque não dizer, mau testemunho mesmo, alguns exageram e vão ao ridículo de “negar a fé” com “copiar”, “compartilhar” e sabe lá mais o que.

Em tempos de liberdade de expressão como nunca vimos antes, se faz mais que necessário o crente se policiar, ouvir o sábio conselho da palavra de Deus e vigiar: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:2).

Amados, tenhamos pois, todos, consciência cristã, abraços.

Artigo escrito por Pastor Paulo Silvério – Missionário em Palencia/Espanha

Agenda AD Içara para o final de semana

agendaok

Neste final de semana a maioria das congregações da Assembleia de Deus de Içara estarão realizando o culto alusivo ao Dia de Natal.

No templo sede a comemoração ocorrerá no domingo. A partir das 19 horas a Orquestra Celebração e o ministério de louvor Kadosh estarão entoando arranjos e canções natalinas.

No culto também serão realizadas apresentações pelas crianças e demais departamentos.

71ª AGE da Ciadescp encerrou com ordenação de ministros

ordenacao

A 71ª edição da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná encerrou na última quinta, dia 13, com a ordenação de 71 evangelistas e 42 pastores. Veja as fotos.

Obreiros de todas as regiões participaram do culto de ordenação. Ministrou a palavra de Deus pastor Cesino Bernardino, tesoureiro da convenção. Na seqüência pastor Sérgio Melfior, secretário da junta executiva iniciou o ato de ordenação. Primeiro foram ordenados os pastores. Depois os evangelistas também cumpriram o ato de juramento.
Ao final da celebração foi lida uma nominata com o nome dos novos ministros e entregue os certificados.

Pastor Samuel Câmara revela suas propostas para a CGADB

samuel

Para ajudar os pastores a escolher o novo presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) o pastor Samuel Câmara criou um site para mostrar suas propostas.

 

Entre as de maior destaque ele trabalhará para que haja rotatividade de presidentes nas convenções estaduais e também para que não haja reeleição.
Há tempos Câmara critica a atual gestão da CGADB, isso porque o atual presidente, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, está no cargo há mais de 20 anos.
Outra proposta que promete conquistar os pastores assembleianos de todo o Brasil é sobre o direito ao voto. Pelo projeto de Câmara, os pastores não precisarão mais se deslocar de suas cidades e estados para votar, podendo escolher o novo presidente através da internet.
No total Samuel Câmara apresenta 13 projetos que serão efetivados caso ele seja eleito. Para conhecer cada um deles acesse o site www.cgadbpratodos.com.br e conheça também a comissão de pastores que farão parte desta gestão.
A escolha do novo presidente da CGADB acontecerá durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) prevista para acontecer em abril de 2013 na cidade de Brasília.

Grupo ADAD realizou pedágio solidário

adad

O grupo de Adolescentes que Amam a Deus (ADAD) realizou no sábado, dia 15 de dezembro o primeiro pedágio solidário. A ação visou arrecadar fundos para o departamento da igreja. Veja as fotos.

Sob a liderança do chefe-instrutor Sandro Dozol um pequeno grupo de Adads estiveram no cruzamento das ruas Coronel Marcos Rovaris e Procópio Lima, bem na região central da cidade no período da manhã.

Todas as doações serão aplicadas nos eventos e acampamentos promovidos pela entidade. Atualmente o grupo ADAD da Assembleia de Deus de Içara conta com pelo menos 200 integrantes. Ainda há núcleos de Adads na igreja içarense no Paraguai.

Despertando a consciência cristã

A consciência é a lucidez acerca de alguma coisa. Clareza, conhecimento. O vento de doutrina que sopra fortemente sobre a igreja na atualidade, tende a deturpar e corromper os sentidos dos crentes trazendo neblina e ofuscando a verdade.

Em um mundo onde a réplica tem se tornado tão fluente e com tanta precisão, que a cópia tem se tornado tão fiel que trás confusão até mesmo para os melhores especialistas, existem muitos pregadores, pastores e gente descomprometida com a veracidade da Palavra, que usam do seu poder de persuasão e enganam multidões com suas artimanhas e espíritos mentirosos.

1º Timóteo 4:1, 2, o apóstolo Paulo pelo Espírito de Deus, orienta-nos a respeito das coisas que aconteceriam nos últimos tempos. Apostasia, hipocrisia  doutrinas de demônios, e sobre tudo a cauterização da consciência. Chamando o bem de mal e o mal de bem.

À igreja atual vai a recomendação: Sigamos firme no que aprendemos com nossos pais no passado. Temos o Espírito de Deus e Ele nos ensinará todas as coisas. O evangelho ainda é renuncia, morte e perseguição. A prosperidade ainda é resultado da fidelidade e obediência à Palavra de Deus. O que foge desses princípios, são invenções baratas e passageiras, são de fato vento.

Artigo escrito por Pastor Adonias Monteiro – Presidente do Templo da Restauração Familiar no Paraguai