A importância da consciência cristã

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”  (Romanos 12 : 2)

Certa ocasião um aluno meu em um curso básico de teologia perguntou-me qual o verdadeiro significado deste versículo tomando por base a palavra “conformados”.

A principio lhe sugeri buscar no dicionário da língua portuguesa o significado desta palavra a partir do verbo “conformar”.

Claro, ele me agradeceu na hora, mas prosseguiu pedindo maiores explicações; afinal, ele queria entender o propósito da recomendação do apóstolo Paulo.

Importante assinalar que a carta aos Romanos leva a autoria do apóstolo Paulo e foi escrita em um momento que ele se encontrava com sua liberdade restringida. Também anotamos que  padecia de algum problema na vista, fato esse que o fez aceitar a ajuda de seu guardião Tércio para escrever esta carta (“Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.” Rom 16 : 22).

A situação da igreja em Roma naqueles dias não era muito diferente da situação da igreja do Senhor nos dias atuais, inclusive afirmo que em todo mundo, em todas as culturas. Mas voltando ao termo proposto por meu aluno, fomos ao debate para considerar alguns pontos sobre o que o apóstolo Paulo pretendia com essa palavra, digamos, com essa recomendação que por sinal tornou-se referência e característica peculiar de um povo salvo por Jesus.

Em nosso diálogo observamos a palavra – conformar; esta por sua vez tem o seguinte significado:

con.for.mar
(lat conformare) vtd 1 Configurar, dar forma, dispor: “Não há dois homens que a natureza conformasse da mesma maneira” (Morais). vtd 2 Conciliar, harmonizar, tornar conforme: Conformar opiniões. Conformava a vida com a moral cristã. vtie vpr 3 Ajustar-se, corresponder, ser conforme: A obra não conformava com a capacidade do autor. Tais costumes não se conformam com a pretensa civilização que alardeiam. vpr 4 Acomodar-se, condescender, resignar-se: “Os primeiros anos passei-os a chorar… saudoso de tudo. Conformei-me afinal” (Monteiro Lobato). Conformou-se ao parecer técnico. Convém conformar-se à(ou com avontade divina. vpr 5 Proceder de acordo: Os interessados devem conformar-se com a regulamentação. vpr 6 Identificar-se: Napoleão e Desirée conformavam-se perfeitamente.(http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues).

Evidentemente que buscando seu significado no dicionário grego temos: αγγαρεύω (aggarévo): acostumar; conformar; sobreviver 

 

Bem, enfim, chegamos o nosso propósito levar o diálogo para o ponto mais importante deste, deixar que cada um expressasse de sua maneira de entender qual o verdadeiro significado de “conformados” na palavra do apóstolo Paulo.

Obviamente chegamos à conclusão que todo salvo em Jesus não deve de forma alguma estar conformado com o proposto por este mundo. Uma vez que fomos chamados dele para servimos a Deus, se faz necessário que cada servo de Deus tenha em sua consciência esclarecido e reconhecido que outro tipo de comportamento não convém. Muito mais quando completamos nossa analise utilizando-se deste mesmo termo e um outro significado, “proceder de acordo”; “compromete-nos a consciência, nos engaja de forma sutil através de acordos e regras a ter atitudes que nos levem aquém de um cristianismo puro e santo”.

E não é que muitos em nossos dias estão dormindo este “sono” da adequação, da conformidade, da procedência?

Estamos vivendo o grande fenômeno das redes sociais ,então muitas vezes passa despercebido, mas de forma muito comprometida atitudes anticristãs, porque não dizer, mau testemunho mesmo, alguns exageram e vão ao ridículo de “negar a fé” com “copiar”, “compartilhar” e sabe lá mais o que.

Em tempos de liberdade de expressão como nunca vimos antes, se faz mais que necessário o crente se policiar, ouvir o sábio conselho da palavra de Deus e vigiar: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:2).

Amados, tenhamos pois, todos, consciência cristã, abraços.

Artigo escrito por Pastor Paulo Silvério – Missionário em Palencia/Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Cultos Gravados