Nossa história

60

Na década de 50 muitas pessoas vieram residir no município de Içara, atraídas pelos bons salários que a mineração do carvão local oferecia. Conseqüentemente traziam sua cultura, religião, Gonçalves João Machado, que tinha se convertido em um movimento pentecostal no município vizinho, Criciúma, veio para Içara.

Igreja 1970

Gonçalves decidiu abandonar a Igreja Católica, tornando-se um crente ou um “evangelista”, como eram chamados os evangélicos da época. A partir de 1952, Gonçalves, junto com outros evangélicos, iniciou a divulgação da Fé Evangélica.

Igreja 1987

Alguns anos antes, em 1948, o senhor Manoel Aguiar, convertido à Fé Evangélica em Tubarão, veio residir em Içara, para se tornar o precursor da Fé Evangélica no município. Junto de sua família, em sua casa, realizou os primeiros cultos, dirigidos pelo Pastor José Serafim de Borba, que vinha de Criciúma.

Igreja 2007

Na história da Igreja Assembléia de Deus no sul catarinense, Içara destaca-se pelas conversões de muitos descendentes de italianos, o que revoltava alguns setores da Igreja Católica.

Nos primeiros anos da Fé Evangélica em Içara, aconteceram muitas perseguições e debates em torno da religião. Um dos debates mais conhecidos foi protagonizado por um Pastor da Assembléia de Deus de Criciúma, o senhor Antônio Lemos, com o Padre Antônio Guglielmi.

Este debate aconteceu na casa de Gonçalves, em Mineração de Içara, atual bairro Aurora da cidade. Atualmente a Igreja Assembléia de Deus possui muitas igrejas espalhadas em todos os bairros de Içara. São cerca de quatro mil membros e congregados em todo município. (GONÇALVES, 2003, p.39-42).

Içara, História da Fé Evangélica, 2003.

 

Cultos Gravados

  • Noite da Restauração - Pr. Paulo César Izidoro - 19 10 2017

  • Culto de Ensino - Pr. Cirço de Lima - 17 10 2017

  • Culto da Família - Pr. Davi da Silva - 15 10 2017

  • Noite da Restauração - Pr. Silvino Bezerra Júnior - 12 10 2017

  • Culto de Ensino - Pr. Joabe de Lima - 10 10 2017