Uma resposta surpreendente

jesustanque

João 5:6b –“Você quer ser curado?”

Jesus fez esta pergunta a um homem paralítico que estava no tanque de Betesda. Parece, em um primeiro momento, que Cristo estava sendo irônico ou até mesmo insensível ao fazer tal pergunta a um homem enfermo. Poderíamos argumentar que seria uma resposta óbvia que provocaria até mesmo uma reação de surpresa por parte do paralítico: “É claro que eu quero. Esta é a razão pela qual estou aqui!” Talvez fosse essa resposta que esperaríamos que ele desse.

Na verdade, a resposta do paralítico foi realmente surpreendente, pois, ao invés de afirmar seu desejo de ser curado ele reponde se desculpando: “Não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque”.

A questão é que durante 38 anos este paralítico sobrevivia de esmolas. Ele havia aprendido a mendigar. Seu sustento provinha das esmolas diárias que recebia. Uma vez curado teria que assumir a responsabilidade por si mesmo, deixar de lado a dependência das pessoas e encontrar trabalho.

Se sofremos com algum tipo de invalidez temos todas as desculpas por nossos fracassos; temos pretextos verificáveis para não podermos ajudar; temos todos os motivos para não assumir responsabilidades que são nossas. Curados, aquelas desculpas são dissipadas e temos que passar a tomar em nossas mãos a responsabilidade por nós mesmos.

Excetuando-se a cura física, que tanto precisamos, muitas vezes damos respostas evasivas como a desse paralítico quando temos a possibilidade de sermos curados em alguma outra área por Cristo. Como cegos, preferimos continuar cegos a enxergarmos a realidade sofrível que vivemos; como surdos, preferimos continuar surdos ao clamor dos necessitados a nossa volta; como mudos, preferimos continuar mudos a falar a verdade de Deus aos perdidos; como paralíticos, preferimos ser carregados e alimentados pelas pessoas a andar com nossas próprias pernas e buscar em Deus nosso Pão diário.

A pergunta de Cristo para nós hoje é: “Você que ser curado?”

Ev. Joabe Zortea de Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Cultos Gravados