30 de Dezembro de 2024

Içara completa 63 anos neste dia 30 de dezembro

Terra de um povo trabalhador, determinado, que almeja e conquista. Cidade privilegiada pela localização, mas que investe, diariamente, em melhorias que levam ao desenvolvimento socioeconômico. Com seis décadas de história, Içara celebra, oficialmente, o seu aniversário de emancipação político-administrativa no dia 30 de dezembro e o que mais tem, são motivos para comemorar.

“Içara é uma cidade que tem crescido muito. São seis décadas de avanços. É um município promissor pela localização geográfica privilegiada, são 21 quilômetros de BR-101, que é o corredor do Mercosul – um eixo para o escoamento de produção e, ao mesmo tempo, o acesso aos demais municípios da região. É uma terra abundante, seja para instalação de novos loteamentos, com condomínios para moradia, seja para implantação de empresas”, comemora a prefeita, Dalvania Pereira Cardoso.

Reconhecida no Estado como a Capital Catarinense do Mel, Içara investe em inúmeros ramos econômicos, desde a agricultura, às indústrias e comércios. O município faz limite com Sangão, Morro da Fumaça, Criciúma, Araranguá, Balneário Rincão e Jaguaruna e, atualmente, possui cerca de 60 mil habitantes. O início da colonização na cidade foi há mais de 240 anos, por povos oriundos da África, Itália, Polônia e dos Açores.
 

Fonte: TN Sul

Foto da capa: Contribuição Júnior Bernardo
Ato de assinatura de fundação do município realizado na Sociedade Recreativa Ipiranga no dia 30 de dezembro de 1961. (Acervo Casa da Cultura de Içara).