30 de Maio de 2022

AD Içara celebrou centenário da Harpa Cristã

A Assembleia de Deus de Içara celebrou os 100 anos de existência do mais importante hinário pentecostal de todos os tempos, a Harpa Cristã. Os cultos ocorreram em todas congregações no domingo, dia 29 de maio, memorando os 640 cânticos que fazem parte da literatura musical.

No templo sede além de um culto celebrado exclusivamente com louvores da harpa, entoados pela Orquestra Celebração e Ministério de Louvor Kadosh, também foi feita a leitura de uma crônica lembrando a importância no contexto assembleiano. Ainda foi apresentado um video fazendo menção das canções mais marcantes compostas ao longo das décadas.  

CRÔNICA DA HARPA CRISTÃ POR KAROLINE MARIA

Queremos dividir com você uma reflexão sobre a nossa Harpa Cristã que hoje, completa-se 100 anos de história! Onde sua primeira versão foi lançada em 1922, em Recife (PE). Inicialmente foi elaborado pelo missionário Samuel Nyström, mas passou por algumas mudanças até o modelo atual, com 640 Hinos.

Frida Maria Vingren que era esposa de Gunnar Vingren, um dos membros fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, compôs mais de 20 hinos. O Pastor Paulo Leivas Macalão também contribuiu para este feito, possibilitando que os poemas traduzidos fossem adaptados às respectivas músicas.

A Harpa Cristã é o hinário oficial da Assembleia de Deus, onde foi criada com o intuito de unir os cânticos da congregação e facilitar o louvor a Deus em reuniões e cultos públicos. Desde então, utilizamos dessa ferramenta poderosa que são estes louvores, e conseguimos exprimir sentimentos em momentos distintos das nossas vidas, como nos batismos, nos cultos, nos casamentos, celebrações e nos funerais! Pois as letras compostas são divididas por temas de assuntos diferentes, como, por exemplo: comunhão, a mensagem do Evangelho, consagração a Deus, testemunhos e conversão.

O propósito em entoar as canções contidas na harpa cristã, continua sendo o de impulsionar a evangelização dos ensinamentos de Jesus Cristo! Entoar sobre Seus feitos, declarar a mudança de vida proporcionada aquele que crê e segue a Cristo e o nosso alvo como cristãos que é chegar ao céu. Tudo aponta para Ele, e as canções não são diferentes. O louvor existe para bendizer e dar honra somente a Deus.

Entre tantos Hinos que bendizem o nome do Senhor Jesus, finalizamos com a história de um dos mais belos: Grandioso És Tu.

A história do hino Grandioso És Tu começa com o Sr. Carl Boberg (1859-1940). Ele era um pastor, editor e membro do parlamento sueco. Sr. Boberg estava desfrutando de um passeio agradável quando uma tempestade começou subitamente e um vento forte começou a soprar. Após a tempestade ter passado, ele olhou para o campolímpido, sereno. Ele ouviu um sino de igreja na distância e as palavras de Grandioso És Tu começaram a se formar em seu coração - Senhor, meu Deus, quando eu, maravilhado, contemplo a tua imensa criação... Você pode imaginar o que Boberg sentiu enquanto formava estas palavras? Havia tão grande calma depois da tempestade feroz que ele só podia pronunciar essas palavras de paz e louvor a Deus.

Que possamos ter fervente em nosso coração a grandiosidade de Deus, Sua soberania e controle de tudo que há em Suas mãos.