AD Mineração está celebrando 73 anos da chegada do Evangelho na comunidade
A congregação de Mineração está celebrando os 73 anos da chegada do Evangelho na comunidade do bairro Aurora. Nesta quinta (04) foi realizada a abertura das festividades. Veja as fotos.
No evento marcou presença o presidente da igreja, pastor Hebrom Mussini, que além de homenageado também ministrou a palavra de Deus. A prefeita Dalvania Cardoso também foi convidada para a comemoração. No ato foi homenageada como líder da cidade, e a mesma também entregou uma placa de moção honrosa pelos trabalhos prestados pela igreja.
"A igreja precisa fazer a diferença onde está inserida. Homens e mulheres de Deus doaram suas vidas pelo amor ao Evangelho, e hoje chegamos aos 73 anos dessa linda história", destacou o líder da AD Mineração, pastor Mario Sergio.
Na noite também foram entregues homenagens a obreiros e membros que contribuíram para o crescimento da obra de Deus na localidade.
História da AD Mineração
É muito importante lembrar que a história da igreja evangélica Assembleia de Deus em Içara teve três períodos muito importantes no passado.
No primeiro período, os primeiros movimentos evangelísticos ocorreu por volta do ano de 1945, quando toda esta região era supervisionada pela cidade de Tubarão, onde o pastor Isaac Kolenda Lemos realizou os primeiros movimentos evangelísticos. Em sua breve passagem por Içara ele teve a oportunidade de evangelizar um casal que aceitou a Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador, a saber André Valvassori e sua esposa. Por não ter uma igreja para congregar nas localidades de Içara, esse casal continuaram servindo a Deus em sua casa.
No segundo período o pastor José Serafim de Borba fez o primeiro culto oficial em Içara, em 1948, numa casa alugada por Manoel Aguiar, no bairro Primeira Linha. Nesse culto, também participaram o senhor André Valvassori e sua esposa, evangelizados em 1945, por Isaac Kolenda Lemos. Manoel Aguiar era de Tubarão e veio, com a família, para trabalhar nas minas de carvão.
Por quase dois anos, realizaram alguns cultos e o Espírito Santo realizou conversões. Como o povo dessa região ia e vinha em busca de serviço nas minas de carvão, a maioria dos convertidos foi para outras cidades; o que também ajudou no crescimento da Assembleia de Deus.
O proprietário da casa que foi alugada por Manuel Aguiar era Natalino Tassi, que permitiu as reuniões e cultos, em época de muita perseguição por parte da Igreja Católica, que reprimia outras manifestações religiosas, pois os crentes evangelizaram por toda região carbonífera. Posteriormente, Manoel Aguiar foi para Lauro Muller, com esposa e filhos.
No terceiro período o presbítero Dídimo Lemos e sua esposa Célia, residiam em Criciúma e realizaram alguns cultos na casa de André Valvassori, entre o final de 1949 e início de 1950. Em meados de 1950, com a vinda de Gonçalves João Machado e família, a Fé Evangélica começou a solidificar-se. Gonçalves também veio de Criciúma para trabalhar nas minas e possuía um estabelecimento de secos e molhados que chamavam de armazém. Um homem corajoso, pregava intensamente e ganhou seus cunhados, que eram de origem italiana, para a Fé Evangélica.
Em Mineração, atual bairro Aurora, onde havia muitas pessoas trabalhadoras das minas de carvão, a pregação de Gonçalves Machado teve grande repercussão e o número de evangélicos pentecostais aumentou consideravelmente. Na década de 1960, já com congregação estabelecida no bairro Aurora (Mineração) onde aconteciam os cultos e as festas da igreja, as conversões foram aumentando.
Já na década de 1990 havia banda na congregação e outros departamentos, os cultos eram avivados pelo Espírito Santo, com muitos batismos. Muitas vidas foram sendo alcançadas e outras igrejas foram sendo construídas e inauguradas até que a cidade de Içara em 25/06/1981 se tornou um campo eclesiástico independente de Criciúma.