LIÇÃO 11 - O julgamento e a soberania pertencem a Deus | 14/09/2014
Orientações iniciais ao amigo professor!
Caro amigo professor não desafio no presente século é sermos constantes, ativos, moderados, cauteloso e principalmente conectado com Deus pelo Espírito Santo.
Para que o Espírito Santo possa me orientar e sempre busco LER a lição, confrontá-la com a Bíblia em até duas versões diferentes, orar à Deus que me conduza em seu proposito e finalmente venho para a sala de aula cheio de preocupações e medos.
Meus medos põem prudência e cautela na minha língua e assim ministro aos domingos pela manhã tal como ministro ao ensino secular. A diferença única é que na igreja ministro como à espirituais sedentos por respostas.
Respostas estas que dependendo do tema da aula faz com muitos professores se transpassem com muitas dores, a final buscar explicar o inexplicável, coisas que nem mesmo nós já mais vivenciamos, porém mesmo assim queremos explicar, responder.
O tempo de uma hora para cada lição é de fato diminuto, todavia sempre será suficiente para que possamos plantar uma semente, bem plantada. As discussões, debates e embates devem ficar sempre no campo da prudência. Professores e alunos devem saber que tudo que buscamos é o crescimento do Reino de Deus e para tal devemos juntar e não espalhar; que pode e às vezes espalha é o próprio dono do Reino (Deus).
Qualquer pergunta ou questionamento nunca pode ou deve ser encarado como uma afronta, e sim, como uma oportunidade de abertura de um diálogo, onde duas pessoas civilizadas buscarão o entendimento daquele tal assunto e as demais que estiverem ouvindo compartilharão.
1 – RELACÃO SOCIAL ENTRE OS IRMÃOS
Uma das situações mais deprimentes dos tempos hodiernos são os muitos conflitos existentes dentro das igrejas por conta de baixo nível de bom relacionamento entre à irmandade, ora por descuido, ora por habito e ora por falta de controle na língua.
Julgamentos são emitidos como a mesma facilidade que temos em trocar de roupas. A capacidade de ofender, criticar e/ou soltar o verbo a todo momento é de uma presteza absurda.
Deveríamos lembrarmo-nos de (Pv.18:19), antes de ofender alguém, pois o grau de dificuldade e reverter a situação depois será muito maior.
Quanto custa falar bem ou mal de alguém? O mesmo valor, porém se encontramos dificuldade em falar bem, muito mais barato nos será se ficarmos calado!
2 – PLANEJAMENTO DE VIDA
Professamos fé em Cristo; que Ele breve virá vir nos buscar, e no entanto fazemos planos de vida como se nunca mais fossemos sair da terra. Professor enfatize a seus alunos que a vida é curta, o caminho estreito e a eternidade já bate a nossa porta. É triste ver pessoas perdendo o precioso tempo de sua curta vida planejando construções, compras, viagens, etc. e tal, e logo ali na frente descobrem que a vida passou e nada mais resta a não ser o tal CAMINHO que este mesmo já nem lembra mais como encontrar.
Como novas criaturas que somos em Cristo Jesus, não há mais espaço em nossas vidas para:
- Orgulhos;
- Arrogância;
- Soberba;
- Perdas de tempo precioso.
A melhor coisa a fazer é:
- Viver como se o amanhã não exista;
- Planejar o agora;
- Lidar como cada pessoa como se estivesse lidando com você mesmo;
- Apresentar a Deus tudo que temos, somos ou até mesmo desejamos;
- Correr com paciência a carreira que se nos esta proposta.
Então, talvez assim, sejamos mais felizes, tranquilos, honestos, respeitados e realizados.
Boa aula e forte abraço.
Por Ev. José Manoel - AD Içara