LIÇÃO 2 – O padrão da lei moral | 11/01/2015
Texto áureo: “Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.”. (Dt.4.13).
Nesta aula estudaremos as Leis; sendo elas a Moral, a Cerimonial e/ou a Civil, todas estas Jesus Cristo já as cumpriu na sua totalidade. E a bem da verdade ambas as três são e tratam da mesma coisa., ou seja, elas são “À LEI DO SENHOR”. E mais que isto devemos atentar que a Lei de Moisés é a Lei no Senhor, conforme nos apresenta o texto abaixo:
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);. (Bíblia RC, Ed.1995, Lc.2.22,23).
Dentro das tabuas da Lei dos dez Mandamentos a primeira lição que nos é ensinada foi que não podemos ser IMORAL. Deus estava apresentando seus princípios éticos e não apenas Leis, e deposita estes princípios no coração do ser humano lá nos primórdios, que fica mais esclarecido no texto citado abaixo:
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;: Rm.1.19,20 (Bíblia RC – 1995).
1. TÁBUAS DA LEIQuanto ao formato eram duas tabuas de pedras lavradas. Não era possível precisar o tamanho destas tabuas, todavia analisando o tamanho da arca da aliança que a Bíblia apresenta o tamanho:
Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. Êx.25.10 (Bíblia RC – 1995).
Ou seja, dada as devidas conversões o tamanho nas tabuas de pedras não poderiam ser maior que 75 cm x 55 cm x 55 cm, sabendo que elas foram locadas dentro da arca da aliança, conforme o texto abaixo:
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;. Hb 9.4 (Bíblia RC – 1995).
Quanto a divisão dos escritos na Bíblia, na mesma não encontramos descrito como estava dividido os escritos. Porem existe alguns que apresentaram algumas teorias:
- O judeu Filon de Alexandria; o historiador judeu Flávio Josefo e um dos pais da igreja Irineu de Lião acreditavam estar distribuído em 5 em 5, os mandamentos em cada tabua;
- Calvino acreditava estar dividido em 4 e 6.
Porém a rebelião do povo ao pé do monte quanto convenceram Arão a confeccionar um bezerro de ouro e passaram o adora-lo.
Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança. E o SENHOR me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se tem corrompido; cedo se desviaram do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si uma imagem de fundição. Dt.9.11,12 (Bíblia RC – 1995).
Onde esta o compromisso daquele povo escolhido que havia dito:
E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Êx.24.7 (Bíblia RC – 1995).
Porem Deus renova o concerto, mesmo após eles terem se corrompido através da rebelião contra Deus; as tabuas dos mandamentos foram quebradas na ira de Moisés; porém Deus reescrevem elas duas novamente, e as entrega a Moisés.
A palavra hebraica “asseret hadevarim” significa literalmente “as dez palavras”. Na Septuaginta trouxe uma tradução de “Dekalogos” que significo “Deka” = Dez e “Logos” = Palavra, ou seja, “dez palavras”. A palavra utilizada na Septuaginta para mandamento é “entolé” e esta também é utilizada no Novo Testamento. As dez palavras originalmente só aparecem três vezes na Bíblia, supra citados abaixo:
E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. Êx.34.28 (Bíblia RC – 1995).
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Dt.4.13 (Bíblia RC – 1995).
Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da assembleia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim; Dt.10.4 (Bíblia RC – 1995).
Quanto a sua classificação e segundo a comunidade religiosa judaica, foram divididos em duas classes: teológico e ético, ou seja, vertical e horizontal. Os primeiros mandamentos são teológicos e se resumem no primeiro grande mandamento; já a segunda parte são os éticos, e consistem em amar o próximo como a si mesmo, inclusivo fora confirmado em o Novo Testamento por Cristo, como podemos ver no texto abaixo:
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mt.22.39 (Bíblia RC – 1995).
Os dez mandamentos são classificado numa categoria chamada de absoluta, onde uma parte traz-nos as proibições, sem concessão, sem exceção e são 8 o total delas iniciadas pela palavra hebraica “lo” que significa “Não”. E os outro dois mandamentos são positivos e mando-nos guardar e honrar.
A Lei do Senhor e a Lei de Moisés são carregadas (ambas) de preceitos morais, cerimoniais e civis, mas a Lei é uma só, a final ambas vem do Único Deus. A Lei de Deus é todo o Pentateuco e trata-se de um livro, e não meramente das palavras escritas em tabuas de pedra. E devemos cumprir todos os mandamentos do Senhor, a partir daquele que Jesus destacou e resumiu “Amar a Deus sobre todas as coisas e a meus irmão como amo a mim mesmo”.
Sabemos que a Lei Mosaica era transitória e perene, tanto que acabou em Moisés que morreu, a teve sua literal aplicação com o povo Hebreu. Hoje o que temos é a Lei da Graça em Cristo Jesus. Que por sua vez fez-se Judeu, cumpriu toda a Lei Mosaica e se nos apresentou como sendo Ele a nossa Lei.
A tradição rabínica apresenta 613 mandamentos na Lei de Deus para ser cumpridas pelos Judeus, porém o mais excelentes deles conseguiu cumprir apenas 230 mandamentos.
Cristo de apresenta e fala sobre os mandamentos e inclusive ensina-nos a cumpri-los, porém da seguinte forma:
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt.28.20 (Bíblia RC – 1995).
Boa aula queridos professores e alunos!
Ev. José Manoel – AD IÇARA - 2015