31 de Julho de 2014

Lição 5 - O Cuidado ao falar e a religião pura | 03/08/2014

O texto Áureo nesta lição já nos reporta automaticamente à uma breve meditação: PARA FAZER UMA EXCELENTE COMUNICAÇÃO prioritariamente todos devemos utilizar três ferramentas: OUVIDOS, BOCA e AUTOCONTROLE.

Ou seja para uma boa comunicação é necessário prontidão para ouvir, cautela no falar e prevenção no agir.

E misturando esta magnifica forma de comunicar com mensagens que efetivamente ajudem as ações da verdadeira religiãonos levará a meditar em quem são os verdadeiros religiosos. São Tiago em 1.26 e 27 diz ser eles: são aqueles que refreiam a língua, assistem os necessitados em suas necessidades, amparam os que estão solitários retirando-os de suas tribulações e os que se guardam da corrupção do mundo.

 

I – PRONTO PARA OUVIR E TARDIO PARA FALAR (Tg 1.19,20). 

  • Pronto para ouvir.
  • Tardio para falar.
  • Controlar a sua ira.

Num mundo pós moderno onde quem mais fala parece levar vantagem, ensinar a ouvir será andar na contramão da lógica; porém não esqueça que não devemos nos conformar com este mundo e nem seguir o seu curso.

O termo prontidão deriva do grego que tem como significado rapidez. Logo é de responsabilidade do crente ouvir para depois falar. Porém, quando o assunto corresponde com o falar o cristão deverá ser sábio para não atropelar a realidade pelo impulso das palavras.

“O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor”(Sl 45.1).

As palavras boas deverão adentrar no interior do servo de Deus e ao adentrar que venha proporcionarcondução por palavras dirigidas com sabedoria. Por fim, as palavras dirigidas do crente deverão: edificar os que ouvem, ensinar os que ouvem e influenciar os que ouvem.

A palavra expressada da maneira certa e no momento certo eleva o grau de admiração das pessoas. Por isso, todos nós deveríamos ter mais cuidado na hora de abrir a boca para comunicar qualquer coisa à outra pessoa, pois dependendo de como e o quanto falamos estaremos propensos a poluir muito e comunicar pouco.

 

II – PRATICANTE E NÃO APENAS OUVINTES DA PALAVRA (Tg 1.21-25). 

  • Enxertai-vos da Palavra.
  • Praticai a Palavra.
  • Persevere ouvindo e agindo.

 

Espiritualmente. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Vida espiritual abençoada é proporcionada pelo conhecimento da Palavra de Deus. 

Fisicamente. “Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O conhecimento da Escritura proporciona uma vida abençoada fisicamente. 

Financeiramente.Crede no Senhor, vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr 20.20b). A Palavra de Deus quando conhecida pelo cristão proporciona a este bênção financeira.  

Emocionalmente.Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que está se esquecesse, eu todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). O conhecimento do Senhor proporciona alívio e segurança ao cristão.

 Ministerialmente.“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). O conhecimento do chamado proporciona despertamento para com a leitura da Bíblia.

 

III – A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA (Tg 1.26,27). 

  • A falsa religiosidade.
  • A verdadeira religião.
  • Guardando-se da corrupção.

A falsa religião é composta por pessoas que querem um reino próprio e visam o bem próprio. Já a verdadeira religião visa o Reino de Deus, o bem do próximo e o se guardar da corrupção.

Três missões da igreja de Cristo são nítidas no presente texto: A assistência social aos desprovidos, A missão evangelizadora e o Cuidado pessoal da Igreja contra a Corrupção. Quando o cristão se aplica a cumprir com esmero estas três tarefas, pautado pela Palavra de Deus, este estará no caminho da Perfeição e por de sua carreira colherá seus Frutos.

 

Referência:

COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

EV. José Manoel de Souza – AD IÇARA – AGOSTO 2014